ENTREVISTANDO O NOVO VIGÁRIO
PAROQUIAL DO MÉIER
Com a transferência do Pe. Celson Altenhofen scj para Joinville(SC), veio de Formiga(MG), Pe. José Luiz de Gouvêa scj para integrar a equipe de padres e servir à comunidade paroquial do Méier. Seja bem-vindo e sinta-se bem acolhido em nosso meio. Para que a comunidade e leitores(as) possam conhecê-lo melhor e saber quem é quem, nossa Pegadas entrevista o novo padre da paróquia:
Pegadas: Nome completo, data e lugar de nascimento.
Meu nome é Pe. José Luís de Gouvêa. Nasci no dia 05 de maio de 1967, em Taubaté(SP).
Pegadas: Como e quando sentiu o chamado de Deus para a vida religiosa e sacerdotal?
Sempre me senti atraído para as coisas de Deus. Desde pequeno já brincava de padre e a reza do terço sempre fez parte da minha vida. Quanto a ser religioso e sacerdote, fui descobrir minha opção de vida na caminhada vocacional e, assim, confirmar o que sentia.
Pegadas: Qual foi a reação da família, pais e irmãos, ao comunicar-lhes que iria para o seminário?
Minha mãe já era falecida, eu morava com meu avô materno, tios e irmãos. No fundo eles já sabiam, pois nunca escondi minha vontade. Neles encontrei um verdadeiro apoio, incentivo e oração.
Pegadas: Para saber quem é quem e matar a curiosidade de todos, conte-nos algo sobre a sua família.
Faço parte de uma família de seis irmãos, três homens e três mulheres. Minha mãe faleceu quando eu tinha 1 ano e 3 meses, desde então eu e meus irmãos passamos a morar com meu avô materno e meus tios que, com sacrifício, assumiram a responsabilidade de nossa educação. Com o trabalho na roça conseguiram nos dar estudo, carinho e dignidade. Minha vida de fé foi alicerçada aos pés da máquina de costura de minha tia, que se esmerou em me criar. Enquanto costurava, rezava e ali eu aprendia.
Pegadas: Quando e onde fez seus estudos para a vida religiosa e ministério sacerdotal?
Entrei no seminário de Lavras(MG), no ano de 1984, depois fui para o Noviciado, em Jaraguá do Sul(SC), no ano de 1988 e professei os votos religiosos no dia 25 de fevereiro de 1989. Nesse mesmo ano passei a morar em Brusque(SC) onde fi quei até 1991 e estudei Filosofi a. Nos anos 92 e 93 trabalhei no Instituto Meninos de São Judas Tadeu(SP) e, ao término, fui para Taubaté onde estudei Teologia nos anos 94-97. No dia 07 de dezembro de 1997, fui ordenado sacerdote na minha paróquia de origem: Sagrado Coração de Jesus da Vila São Geraldo, em Taubaté(SP), pela imposição das mãos de D. Carmo João Rohden.
Pegadas: Como religioso e padre dehoniano, falemos um pouco sobre a espiritualidade e o carisma dehoniano.
De forma simples posso dizer que a dinâmica está no olhar de Pe. Dehon direcionado ao Coração de Jesus, aberto e oferente de amor pela humanidade. Corresponder a esse amor é dedicar-lhe todo amor, colocando-o como centro de nossa vida e oferecendonos em oblação “para que todos cheguem ao conhecimento da verdade”. Hoje direcionamos nosso olhar para o Coração de Jesus e, a exemplo de Pe. Dehon, procuramos responder às interpelações do tempo presente com gestos de solidariedade.
Pegadas: Onde e em que áreas serviu à Igreja e à Congregação Dehoniana até a presente data?
Iniciei o ministério sacerdotal na cidade de Juara(MT), na Paróquia São José. Fiquei lá por dois anos e, depois, fui convidado para voltar ao Instituto Meninos de São Judas Tadeu em São Paulo, onde fi quei mais dois anos. Em seguida, fui transferido para a Paróquia São Vicente Férrer, na cidade de Formiga(MG). Ali trabalhei como vigário paroquial e como pároco, no período de oito anos.
Pegadas: Vindo para nossa comunidade, como se sente no Méier e quais são as suas primeiras impressões?
O calor natural já me indicou o calor cordial. Muito me alegrou a recepção por parte dos padres e das pessoas com as quais tive contato. A estrutura da paróquia fala por si: é um espaço de muito trabalho e de pessoas que se dedicam com entusiasmo à obra do Evangelho. Sinto-me feliz e provocado a dar minha parcela na construção do Reino do Coração de Jesus nesse espaço de fé e vida.
Pegadas: Dê uma mensagem para nossa comunidade do Méier.
Tendo o Coração de Jesus como farol a nos indicar o porto seguro, somos convidados a caminhar unidos na mesma direção. Que as bênçãos de Deus sejam derramadas abundantemente sobre todos nós para que possamos mostrar as maravilhas de Deus nesta comunidade viva que é a Paróquia Sagrado Coração de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário